A obra da construção de um dos maiores túneis rodoviários do país avança em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.
Debaixo da terra, o traçado é ampliado, em média, quatro metros por dia em direção ao fim do túnel - que vai ter 3,5 quilômetros de extensão.
A estrutura vai ser entregue no primeiro semestre de 2018 e integra as obras do contorno sul.
Etapas da obra
O método utilizado pelos engenheiros na construção do megatúnel prevê o trabalho em seis etapas, sendo que a primeira é cavar a terra e reforçar a sustentação da abertura do túnel. Quando a rocha é alcançada, debaixo da terra, começa a fase de detonação - máquinas furam e injetam explosivos pra que a rocha se quebre no molde do túnel.
Em seguida, os operários reparam as imperfeições e cravam estacas de aço. Por fim, colocam camadas de tela de aço no entorno do túnel e pulverizam camadas de concreto no local. Normalmente, a obra avança quatro metros por dia.
O gerente de produção explica como funciona a etapa de detonação. "Quando é detonado ninguém fica dentro da área do túnel, a gente fecha o portão de entrada da estrutura, evitando problema de ruído e vibração", informou Makassian.
Os contornos norte (Caraguatatuba) e Sul (São Sebastião) prevêem um investimento total de R$ 1,35 bilhões. No auge da construção do complexo viário devem ter duas mil pessoas trabalhando na obra.
Na obra de duplicação do trechhttp://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/10/maior-tunel-do-pais-esta-em-construcao-em-sao-sebastiao-sp.htmlo de Serra da Tamoios serão construídos cinco túneis, um deles deve superar a extensão desse que está sendo construído em São Sebastião, chegando a 3,67 quilômetros de extensão. A entrega está prevista para 2020.
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