terça-feira, 27 de novembro de 2018

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco, comemorou esse ano os 350 anos da construção do Convento e 360 anos da chegada dos franciscanos no município.

O Convento Nossa Senhora do Amparo

Inaugurada em 8 de setembro de 1668, por quatro séculos, o Convento Nossa Senhora do Amparo foi o ponto de partida e de chegada de toda obra franciscana de evangelização do Litoral Norte de São Paulo, em continuação à mesma obra dos frades franciscanos dos Conventos de Santo Antônio do Valongo, em Santos, e de Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém, ambos no Litoral Sul.
A Igreja possui o alpendre com três arcos, frontão triangular com volutas e torre lateral. Apesar de ter sido modificado internamente, externamente preservou-se a arquitetura original. O cruzeiro defronte ao Convento era comum na implantação franciscana.
No entorno do Convento surgiu o povoado de São Francisco da Praia, onde as pessoas viviam do fabrico de cerâmica (as paneleiras de barro), da roça e da pesca onde existe até hoje uma das mais belas e fortes manifestações culturais de São Sebastião – A Congada.

Museu do Bairro de São Francisco recém inaugurado

O Museu do Bairro de São Francisco fica na Rua Martins do Val, nº 81, bairro São Francisco, em frente ao Centro Cultural Batuíra. Com entrada gratuita, o espaço ficará aberto ao público de segunda a sábado, das 9h às 18 horas, acolhendo sempre exposições que tenham como protagonistas, o Bairro de São Francisco e seus moradores.


O público poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura e história da cidade, principalmente do bairro São Francisco, além dos artesanatos confeccionados com uma técnica do século passado pela paneleira Adélia Barsotti, as famílias tradicionais e as curiosidades sobre a congada.
Pensada para dar início a uma sequência de temas sobre a expressiva cultura dos moradores do bairro, a mostra busca enaltecer todos os que contribuíram e ainda contribuem na sua identidade cultural.
Para o Diretor Presidente da FUNDASS, Cristiano Teixeira, a exposição apresenta uma pequena parte da riqueza da cultura deste bairro sebastianense.  “A abertura do museu vem de encontro com a proposta de contínua valorização de toda a cultura caiçara, o que tem sido proporcionado nesta gestão, em todo o município, e nesta exposição ganha forças para reafirmar todo o valor da cultura material e da história oral em torno do Bairro de São Francisco.”, ressaltou.

Virada Cultural acontece pela 1ª vez em São Sebastião

Cidade será palco para diversos ritmos nos dias 8 e 9 de Dezembro

O Governo do Estado de São Paulo confirmou a cidade de São Sebastião como um dos palcos para a 12ª edição da Virada Cultural Paulista 2018.
Nos dias 8 e 9 de Dezembro, a cidade recebe, em comemoração aos 10 anos de Virada Cultural Paulista, o Palco ExperimenteSP!
O objetivo é promover a difusão das artes e coletivos urbanos das mais variadas linguagens culturais, entre elas, novas bandas e ritmos, circo, inclusão, audiovisual, moda, artes plásticas, expressões folclóricas e regionais. Além de destacar e valorizar artistas locais.
Na próxima semana, será enviada uma equipe do Governo do Estado para uma visita técnica em São Sebastião.  As atividades do Palco ExperimenteSP! trará a mesma grade de programação já tradicional da Virada Cultural, ou seja, ações variadas para atender todos os gostos.
Muito mais que shows, a ideia é que o público vivencie a multiplicidade, proporcionando experiências culturais e sensoriais. Dança, vídeo mapping, artes integradas, DJs, coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional e novas estrelas são os perfis artísticos que fazem parte da programação do palco ExperimenteSP.
A Virada Cultural Paulista foi criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura. Neste ano a Virada atende 34 municípios.

São Sebastião adere ao 1º Circuito do Litoral Norte de São Paulo

Circuito turístico da região foi formalizado hoje
A cidade de São Sebastião aderiu ao consórcio turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, formalizado nesta terça-feira (27).
O prefeito Felipe Augusto, junto com os demais prefeitos da região firmaram o compromisso de somar atrativos e serviços com o objetivo de enriquecer a oferta turística da região.
 “É um momento histórico e oportuno para discutir políticas públicas, de forma uníssona, com planejamento e tecnicidade”, considerou o prefeito Felipe Augusto.
Com a parceria dos quatro municípios amplia-se as opções de visita e satisfação do turista, gerando como consequência aumento no fluxo e da permanência dos visitantes no Litoral Norte, tendo como reflexo a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.
As ações de promoção planejadas pelo consórcio buscam elevar a taxa de ocupação em até 70% nos próximos dois anos.
O prefeito Felipe Augusto foi escolhido para participar da diretoria do consórcio, como vice-presidente, quem tem como responsável o prefeito ilhéu Márcio Tenório.
“O esforço é para que essa união não se perca”, comentou o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.
A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, também compõem a diretoria do primeiro consórcio Circuito Litoral Norte de São Paulo, como parte do conselho consultivo.
O trabalho leva em consideração o turista de longo percurso, vindo da Europa, e Américas do Norte e Sul. A preferência pelo segmento Sol e Praia leva o Consórcio a focar no aprimoramento da qualidade da oferta, fomentar políticas públicas e estimular a criação de produtos inovadores na região.
Com a região próxima a capital do Estado de São Paulo, e ao sul do Rio de Janeiro, o Consórcio do Litoral Norte busca se consolidar como o principal circuito turístico do Brasil, através de planejamento eficiente, altos investimentos e parcerias.