domingo, 10 de fevereiro de 2013

Praias de São Sebastião 'viram' cidades

As principais praias, como Maresias, Juqueí, Camburi e Barra do Sahy, ofuscam o município.
São Sebastião tem cerca de 120 quilômetros de extensão.
Isto é, TODAS as praias do Litoral Norte pertencem a ela.
Mesmo ocorrendo duas tentativas de emancipar as praias, isso não aconteceu e acabou sendo em vão.
Muitos turistas conhecem as praias pelo nome, mas desconhecem que elas ficam e pertencem à São Sebastião
A principal é Maresias, que muitos teimam em jurar se tratar de uma cidade do litoral norte. O QUE NÃO É!
É comum também ver peças publicitárias, principalmente de empreendimentos imobiliários, que se referem às praias da costa sul de São Sebastião como se fossem cidades.

De tanto ver Maresias em comerciais de TV, fotos na internet e em revistas, o empresário Ricardo Otaviano, de 39 anos, de Ribeirão Preto, decidiu conhecer a "cidade". Ao planejar a viagem, disse que procurou o município no mapa. Não achou.

Após pesquisar na internet é que percebi que Maresias não era uma cidade, mas uma praia de São Sebastião. Paguei mico na frente de amigos", diz.

O comércio local também contribui para a descaracterização de São Sebastião. Hotéis e pousadas destacam em seu material de divulgação que ficam situados nas praias. 

"Ninguém conhece São Sebastião, mas conhecem Maresias. Então, tenho de divulgar Maresias. Se eu colocar São Sebastião, ninguém aparece", diz o proprietário de uma pousada, que preferiu o anonimato.
Sem problemas. 
O secretário adjunto de Governo da prefeitura de São Sebastião, Igor Veltman, diz que o município não vê problemas no fato de as praias levarem a fama. "Na realidade, trata-se de mais um atrativo turístico de São Sebastião que está sendo divulgado e esse retorno é bom para a cidade, já que potencializa os benefícios com a vinda de turistas, especialmente para a rede hoteleira", diz.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, o município está participando de um processo de inscrição em um projeto de propaganda institucional no Ministério do Turismo. 

A pasta explica que o objetivo é "vender" São Sebastião aproveitando suas praias e suas belezas naturais.

Nenhum comentário: