Publicada em 28 de outubro da Revista Exame, apontam São Sebastião na 39ª posição no ranking das 50 cidades pequenas com melhor desenvolvimento econômico. A análise foi feita a partir de informações de 348 municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes consideradas como “média-pequenas”. Os municípios deste porte respondem por 10% da produção nacional e concentram 11% das empresas e 12% da população do país.
A primeira posição está com a cidade de Paulínia. Já, São Sebastião está à frente de municípios como Aquiraz (CE), Viana (ES) e cidades paulistas como Mococa, Votuporanga, Caieiras, Bebedouro e Arujá. De acordo com a pesquisa, o ranking foi criado com base em 13 indicadores econômicos como Produto Interno Bruto (PIB) per capita, crescimento de empregos formais, importações e exportações. Cada critério, de acordo com a importância, ganhou um peso totalizando 14 pontos. São Sebastião obteve 4,314 pontos na faixa de 0 a 14, enquanto Paulínia, em primeiro lugar, ficou com 5,878.
Mercado de Trabalho
O município também apresentou quadro positivo em relação à criação de postos de trabalho seguindo na contramão da crise econômica que atinge o Brasil. Enquanto, em todo o país, foi registrado fechamento de vagas formais pelo sexto mês consecutivo com as demissões superando contratações em 95.602 e o estado de São Paulo perdeu 45.869 empregos, São Sebastião obteve o quarto melhor resultado em contratações entre 370 cidades do Estado com mais de 10 mil habitantes.